domingo, 16 de agosto de 2009

O Mundo é um Moinho


"O rio atinge seus objetivos porque aprendeu a contornar obstáculos." Lao-Tsé

O universo, uma unidade absoluta que tende a um equilíbrio constante. Qualquer fenômeno que gere um desequilíbrio universal fará com que o próprio ache uma compensação para suprir o ocorrido, a fim de que a equivalência de forças, ou melhor, o próprio equilíbrio seja sempre mantido, neste universo, chamado de Tao (Todo, Uno e absoluto).

Tal teoria foi proposta por um dos mais antigos filósofos da humanidade, Lao-Tsé (老子), um chinês que viveu no século IV a.c, criador de uma das maiores correntes de pensamentos já existes até hoje, o taoísmo. O taoísmo, representado pela famosa esfera dividida por duas cores, em branco e preto, expressam o equilíbrio, esta, Yin-Yang, é popularmente conhecida. Assim também, é representada a reciclagem, por três setas, uma em direção a outra, formando uma espécie de triângulo, representando também o equilíbrio.

Símbolo que representa a reciclagem, este, a de papel.
À baixo e à direita, o Yin-Yang.

O equilíbrio é algo tão factual e autêntico no universo que quando estudamos as ciências da natureza nos fica óbvia a teoria de Lao-Tsé, não só as ciências da natureza, mas se pararmos para refletir sobre toda a vida, chegaremos a inúmeros conclusões provando a autenticidade e da importância deste para todo o ciclo da vida. Algumas ilustrações sobre a presença do equilíbrio nas ciências, temos: As leis da gravidade, a física newtoniana - suas 3 leis, entre elas a inércia -, a eletrostática, até mesmo a física quentica, nuclear, todos os fenômenos da geografia física, a biologia, o funcionamento do corpo humano... entre infinitos exemplos. Entre reações químicas importântes, também representando teoricas ciêntificas que dependem do equilíbrio, temos aquelas utilizadas na reciclagem de materias.

A reciclagem de materiais é um exemplo de ações que previnem o desequilíbrio ambiental, pois permanece a constante - uso e reuso -, evitando novas degradações ao meio ambiente, e quando há novas degradações, portas se abrem para que um desequilíbrio ocorra sobre o próprio solo que vivemos, sua tenuidade faz com que o próprio planeta, o ambiente que nos "hospeda", procure uma compensação para tal fato, e nem sempre tais compensações são agradáveis para os habitantes, sempre temporários, da Terra, em suma, a maioria das compensações procuradas pelo planeta só prejudicam aqueles que nele vivem. E nesse caso, não há quem se salve, pois pelos erros de poucos, todos os habitantes do planeta estarão predestinados às ações da mesma catóstrofe apocaliptica buscada pelo planeta para repor os estragos causados pelo seus moradores. Portanto, é deveras importante que os homens habitantes temporários do planeta saibam reciclar, assim como saibam também, que um dia morrerão e haverão outros para morar no mesmo lugar que hoje eles moram. Respeitar o seu meio ambiente, seu equilíbrio é saber reciclar, pois como dito anteriormente, o desequilíbrio ambiental é grave e o homem que agride o ambiente não está o fazendo mal algum ao planeta e sim a si mesmo, o planeta existe a bilhões de anos, nós homens a uma milimétrica parcela de tempo se comparadando tudo que já passou o planeta - meteóros...-, portanto, não reciclar e não tomar atitudes é algo, nada mais, nada menos, que suicida. Reciclar é saber preservar o equilibrio e a vida, nossa vida e a de todo mundo.

Deixai vossos comentários!

Fontes:

Tao Te Ching - Lao-Tsé, editora Martin Claret.
http://pt.wikiquote.org/wiki/Lao_Ts%C3%A9
http://en.wikiquote.org/wiki/Laozi

*Retirada e editada de minha redação no simulado do Enem deste domingo.

3 comentários:

  1. O Mundo é um Moinho... Belíssima canção de Cartola, um dos grandes poetas do samba!

    ResponderExcluir
  2. "O rio atinge seus objetivos porque aprendeu a contornar obstáculos." - cara, no seu quarto oq num falta são obstaculos pra contornar! Porra, arruma isso! hahaha

    E belo texto.

    ResponderExcluir
  3. Essa redação me garantiu um A no etapa! Meu único A!

    ResponderExcluir