domingo, 9 de agosto de 2009

Consluão sobre o ENEM

Eu baixei todos os simulados que o INEP disponibilizou sobre o novo Enem, que entrará em vigor neste ano, por enquanto eu só resolvi a parte de ciências humanas. Ao terminar, cheguei em algumas conclusões, muitas delas já sabemos, no entanto, vale colocar aqui.

Nas questões de humanas, devemos:

-Ler atentamente o texto introdutória da questão.
-Ler o que se pede nela e tentar captar qual é a intensão do mesma, evitando que se fuja do foco ao responder.
-Ler cada uma das alternativas dadas.
-Eliminar as alternativas que se parecem mais absurdas.
-Saber escolher a melhor alternativa, tendo em mente a proposta da questão.
-Caso o candidato se depare com mais de uma possibilidade possível, ter em monte o foco da questão, levando em consideração que, para o Enem, grande parte das vezes, das cinco alternativas, quatro são absolutamente absurdas e erradas, sempre há ambiguidades, cabe ao candidado saber escolher a que mais se encaixa à devida questão proposta.
-A ambiguidade das questões do Enem, nos leva ao erro, mesmo quando dominamos muito o assunto.

Exemplo: Questão 4 do simulado disponibilizado pelo INEP.

Figuram no atual quadro econômico mundial países considerados economias emergentes, também chamados de novos países industrializados. Apresentam nível considerável de industrialização e alto grau de investimentos externos, no entanto as populações desses países
convivem com estruturas sociais e econômicas arcaicas e com o agravamento das condições de
vida nas cidades. As principais economias emergentes que despertam o interesse dos
empresários do mundo são: Brasil, Rússia, Índia e China (BRIC). Tais países apresentam
características comuns, como mão-de-obra abundante e significativas reservas de recursos
minerais.

Diante do quadro apresentado, é possível inferir que a reunião desses países, sob a sigla BRIC, aponta para

(A) um novo sistema socioeconômico baseado na superação das desigualdades que conferiam
sentido à ideia de Terceiro Mundo.

(Um absurdo, os BRIC não possui essa finalidade, já que é apenas a reunião de certos países com um enorme potencial econômico e jamais um SISTEMA socioeconômico, esses países não vizam permanecer neste quadro)

(B) a razoabilidade do pleito de participarem do Conselho de Segurança da Organização das
Nações Unidas (ONU).

(A Russia já é um membro permanente. Esta reunião é mais econômica do que diplomática, tornando assim, essa questão um absurdo, não possui relação alguma com a proposta).

(C) a melhoria natural das condições sociais em decorrência da aceleração econômica e da
redução dos níveis de desemprego.

(Também um absurdo, tendo em vista que essa não é a proposta dos BRIC, a de resolver problemas de condições sociais e sim o de tornar países de economias emergentes em países desenvolvidos.)

-As questões à baixo são aquelas que dão possibilidade a uma respota correta, no entando, cabe aos candidas fazerem uma análise mais profunda de cada uma delas, e não responder com pressa, evitando problemas.

(D) a perspectiva de que se tornem, a médio prazo, economias desenvolvidas com uma série de
desafios comuns.

(Questão correta, não apresenta nenhuma dúvida ao lê-la, porém ao ler a alternativa 'E' podem surgir duvidas e uma pequena confusão sobre qual seria a respotas certa)

(E) a formação de uma frente diplomática com o objetivo de defender os interesses dos países
menos desenvolvidos.

(Escolhi essa questão, pois eu não fui perspicaz na hora de avaliá-la, levei em conta que a reunião seria em amplo plano diplomático, mas deveria ter levado em consideração o termo menos desenvolvidos, mas pensei neste termo, como em comparação aos países do G8, no caso, mais desenvolvidos, porém essa questão é uma daquelas ambíguas, que devemos responder com calma e saber comparar dentre as 5, qual que se encaixriaa mais à proposta do exercício. Os BRIC são mais um conjunto de países sob a mesma visão de crescimento econômico e não um conjunto de países que, juntos, pretendem proteger os seus interesses em geral, os BRIC se distanciam de um pacto diplomático e vão mais pra perto de objetivo comum de crescimento econômico.)

Gostaria de vossos comentários, principalmente daquelas que farão o Enem e de meus colégas de colégio e cursinho, ou até mesmo aqueles que não são, mas no entanto farão Enem ou vestibular este ano.

Obrigado.

Deixai comentários!

6 comentários:

  1. Lucas, o post está muito bom. Especialmente pelas dicas. Adorei o fato de você ter escolhido algo ligado à RI. Enfim, sempre acabamos escolhendo a "segunda opção" por impulso, eu vejo por mim. Mesmo quando eu sei tudo sobre o assunto que está sendo exposto, escolho uma que poderia até ser, mas que não era a certa. E ano que vem, quando eu fizer o ENEM, a gente conversa mais de igual para igual, HAUHA.

    ResponderExcluir
  2. Múltipla escolha é sempre cheia de emoções =D

    ResponderExcluir
  3. Nunca acerto um chute em múltipla escolha... Isso é deprimente...

    ResponderExcluir
  4. Estava procurando na internet algum comentário a respeito dessa questão e encontrei o seu. Muito esclarecedor! Valeu.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado! A intensão era buscar um esclarecimento mesmo! =D

    ResponderExcluir