quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Ilha das Flores

Outro documentário mais do que essencial! Eu o assisti sábado retrasado no canal Brasil e o Luiz Vedovello me falou sobre ele também no ultimo post.

A ilha das Flores - escrito e dirigido por Jorge Furtado e lançando no ano de 1989. Documentário que aborta diversos problemas sociais, como: A falta de saneamento básico, má distribuição de renda, consumismo, desperdício de alimentos, racismo... etc... Tão abrangente que é até difícil de contar a magnitude de assuntos abordados. Aquele tipo de documentário que assistimos na escola (algo que eu fiz na minha quinta série com este documentário, acho) e leva os professores e alunos a debater por horas e horas cheios de interesse! Deveras pedagógico ele. Irônico. E nos leva a refletir sobre como é findada a nossa sociedade, e o quão ridícula e simples as vezes ela é e nós mal percebemos. O documentário é cheio de bom humor devido a infantilidade que o narrador usa para descrever os fatos. Mas essa simplicidade simplesmente se transforma em algo impressionante no decorrer do curta, conforme nós vamos nos deparando com o clímax e o mote central a"Ilha das Flores", ou até mesmo certos assuntos como o "Holocausto", fim único do documentário que abordou tantos outros assuntos antes só para atingi-lo.





Dividido em duas partes no You Tube.
Mas para quem quiser consultar o site do filme, ele está disponível gratuitamente para download em vários meios.

No wikipedia há algumas ligações para sites com várias informações a respeito.

4 comentários:

  1. Caramba... esse documentário é velho bagarai... eu assisti isso no primeiro colegial!!

    ResponderExcluir
  2. Nao sabia que voce jah tinha assistido.Eu achei esse documentario sem querer, estava como video relacionado a um outro (que eu nem lembro o que era, mas acho que nao tinha nada a ver com o assunto).
    Abracos!

    ResponderExcluir
  3. Ah, o anomino sou eu!

    ResponderExcluir
  4. esse vídeo é foda. assisti na sétima série, ou oitava. (meu prof de história tb era foda)

    ResponderExcluir